Quadrilhas levam tradição ao Forró Caju nos Bairros

Publicado em 23/06/2018 as 00:46

Elas dão um colorido especial por onde passam. Com roupas imponentes e com muita animação, as quadrilhas juninas são tradição no estado e atração à parte no Forró Caju nos Bairros, uma das novidades dos festejos juninos da capital este ano. No total, 14 quadrilhas integram a programação desse projeto.

Para o presidente da Liga das Quadrilhas Juninas de Aracaju (Liquajuse), Sérgio Luiz Pereira, o projeto Forró Caju nos Bairros, é mais uma porta que se abre para as quadrilhas juninas. “Nós tínhamos poucos lugares para se dançar, ainda mais com pagamento de cachê. Com o projeto, nós estamos sendo contemplados e é uma forma de ajudar nossas quadrilhas”, disse.

Segundo Sérgio Luiz, os quadrilheiros buscam reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e encontram isso no projeto. “A cada apresentação surgem pessoas interessadas em levar o grupo pra dançar porque é realmente um espetáculo. Quadrilha junina é alegria, festa, é tudo de bom”, declarou.

Entre as quadrilhas que integram o projeto, está a Xodó da Vila, vencedora do concurso da Rua São João. Com 26 anos de formação, o grupo se apresentou no dia 15 de junho no bairro Lamarão, zona norte da capital. Na opinião do presidente, Etelvan dos Santos, o público é um grande diferencial do Forró Caju nos Bairros.

“Deu pra lembrar o que era lembrar antigamente. Ver pessoas de idade colocar a cadeira na porta para assistir a quadrilha é uma coisa maravilhosa. Realmente foi uma coisa boa abrir a parte de colocar o arraial dos bairros. A alegria que deu é realmente essa”, destacou.

Já o presidente da quadrilha Século XX, Joel Reais, destacou a valorização cultural que o projeto Forró Caju nos Bairros proporciona. A quadrilha, que é a mais antiga da capital e a quarta mais antiga do país, se apresenta nesta sexta-feira, 22, às 20h, no bairro Santos Dumont, zona norte de Aracaju. “A ideia é maravilhosa. Além de levar cultura para as comunidades, é bom para apresentar o nosso trabalho, para mostrar a cultura”, pontuou Joel.