Secretaria de Cultura participa de Encontro Nacional Conecta Biblioteca no Rio de Janeiro

Publicado em 16/05/2018 as 00:07

Com os objetivos de fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas e incentivar o papel desses espaços no desenvolvimento de comunidades, a organização social Recode reúne, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca.

Pela primeira vez, o Encontro reúne profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. Participam do evento representantes dos sete municípios sergipanos participantes do Conecta Biblioteca: Aracaju, Itabaiana, Tobias Barreto, Pedrinhas, São Francisco, Boquim e Lagarto.

“A Secretaria do Estado da Cultura de Sergipe, ao participar desse encontro, mostra que está sintonizada com as políticas públicas para o setor, uma vez que o Programa Conecta Biblioteca é orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS)”, explica a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Sergipe, Juciene Maria.

O evento acontece até o dia 18 de maio. O grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.

No encontro, serão apresentados os resultados iniciais das experiências realizadas pelas bibliotecas do Sistema sergipano na primeira fase de programa. “A Biblioteca Pública Epifânio Dória vem promovendo ações em sintonia com o Conecta desde 2015, realizando pesquisa nas comunidades locais, melhorando seus serviços e preparando cidadãos para o trabalho através de cursos e oficinas de capacitação em diversas áreas”, completa Juciene.

Durante o encontro também será lançado um novo edital que selecionará mais 600 bibliotecas no país inteiro. “O Governo de Sergipe, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Pública, estará atento para que outras bibliotecas sergipanas estejam adequadas ao programa. A expectativa é que após a reunião, novas diretrizes sejam implementadas e o programa avance no estado de Sergipe”, destacou a coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Sergipe.

Ainda na agenda do evento, será lançado o Movimento Recode, com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais. Participam desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.