Biblioteca Ivone de Menezes promove atividades lúdicas no Dia do Índio

Publicado em 20/04/2018 as 01:58


Para promover a reflexão sobre a importância do índio na formação da cultura brasileira, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promove diversas atividades pedagógicas em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira, 19.

Os costumes, a língua, os saberes indígenas ainda vivos no interior da sociedade brasileira tiveram fortes influência no processo de miscigenação dos povos portugueses. Os índios, que já se encontravam no território brasileiro quando os colonizadores chegaram, são alvos de homenagens da Funcaju. Para mostrar essa relação a Biblioteca Ivone de Menezes convidou a comunidade, e as escolas, para participarem de diversas ações que aconteceram em suas instalações.

Contação de histórias, brincadeiras, músicas, quiz, tudo isso faz parte da programação comemorativa. A quinta-feira tornou-se um dia especial na unidade da Funcaju, que atendeu cerca de 30 crianças da Escola Estadual Francisco Portugal. “O povo indígena, sem dúvida, é muito importante para sociedade brasileira. São os verdadeiros donos do Brasil, uma vez que, quando os colonizadores chegaram à América do Sul, eles já estavam aqui. Então, entender como ocorreu esse processo, a relevância do índio na formação da nossa cultura, o papel do índio na construção da nossa identidade, é muito importante até mesmo para nos conhecermos”, explica a coordenadora da instituição, Nancy Vasconcelos.

De acordo com a professora do ensino fundamental, Selma Barbosa, essa temática já é trabalhada em sala de aula desde muito cedo como uma forma de conscientizar essas crianças. “A cultura indígena já faz parte de nosso conteúdo programático desde o segundo ano do ensino fundamental, porque entendemos que muito relevante falar daqueles que fizeram parte do início da nossa história, da nossa cultura, da nossa identidade. Trazer essa temática para sala de aula é revivar o nosso passado e ratificar o quanto esse povo contribuiu e, ainda contribui, para o desenvolvimento dos nossos aspectos sociais”, ressalta.