Festival de Artes Cênicas realiza oficina de capacitação em Simão Dias

Publicado em 19/04/2018 as 01:52


Além dos trabalhos promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na capital sergipana, o interior do estado também tem recebido a devida atenção quando se trata da realização de espetáculos e oficinas da quarta edição do Festival Sergipano de Artes Cênicas. Na última terça-feira, 17, o município de Simão Dias, localizado no agreste sergipano, recebeu uma das oficinas viabilizadas pelo festival. A atividade se estenderá até o sábado, 21.

A oficina denominada “O contato e a Improvisação como dispositivos acionadores de interações entre os sujeitos e os processos criativos” tem a proposta de utilizar a técnica “Contato-Improvisação” como dispositivo acionador de trocas entre o sujeito e todo o tipo de ambiente que ele interage. Essa técnica de movimento surgiu em 1972, dentro de uma proposta pós-modernista em dança.

O ministrante da oficina, Everton Nunes, ressalta a importância de interiorizar o Festival. “A oficina vem com essa proposta de criar uma troca entre os artistas e o ambiente em que vivem. E com essa dinâmica, conduzimos para um processo de criação cênica. Com isso, os grupos de teatro e dança poderão utilizar esses processos criativos para produzir seus espetáculos”, disse.

A diretora de cultura da cidade, Daiane Santana, afirma que trazer novos projetos para o interior faz com que haja a interação dos artistas da terra com o que é feito na capital. “Nós, de Simão Dias, agradecemos o trabalho da Secult em incentivar os nossos artistas por meio de oficinas como esta. É desta forma que conseguimos instigar as pessoas da cidade a participarem das atividades culturais”, destacou.

A dançarina Alba Coutinho reside no município de Simão Dias e tem experiência na Cia. de Dança Deborah Colker e participou de atividades com a bailarina Ana Botafogo. Alba fez questão de participar da oficina promovida pelo Festival e enfatizou que “a dança é uma forma muito interessante de se expressar e por este motivo, acredito ser essencial à participação desta arte na programação do Festival. Estou encantada com a oficina, pois, além de nos fazer interagir com o meio em que atuamos também nos incentiva a improvisar”, enfatizou.

Sobre o Festival

O IV Festival Sergipano de Artes Cênicas é uma realização do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que reúne apresentações diversas em mais de um mês de atividade. Todas as atividades são gratuitas, viabilizadas pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, e contam com o apoio da Impacto Comunicação Digital, Fundação Aperipê e Bipolar Operações Artísticas. A programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo site www.cultura.se.gov.br e pelas redes sociais da Secult.