Festival de Artes Cênicas leva espetáculo à Apae Aracaju

Publicado em 12/04/2018 as 06:44

Jovens e adultos assistidos pela Apae Aracaju puderam acompanhar na manhã desta terça-feira, 10, uma das peças selecionadas pelo IV Festival Sergipano de Artes Cênicas, evento promovido pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O espetáculo “Na casa do vô Antenor”, da Cia Ponto de Teatro, se apresentou pela segunda vez no Festival, sendo a primeira na Creche Almir do Picolé, no município de Nossa Senhora do Socorro, na semana passada.

O sorriso fácil dos espectadores e o dinamismo representado pelos atores da peça foram os pontos cruciais para o sucesso da apresentação. “A nossa companhia de teatro só tem a agradecer o espaço que o Festival de Artes Cênicas, por meio da Secult, tem nos dado. Tivemos a honra de explanar nossa arte em duas entidades filantrópicas do Estado”, disse o autor e diretor da peça, Guil Costa.

Segundo a assistente social da Apae, Ana Regina, receber um espetáculo de teatro faz com que as pessoas que possuem deficiências descubram seus próprios talentos. “A vinda desta peça para a Apae foi de suma importância para nossos assistidos. Alguns possuem deficiências locomotivas que os dificultam de ir para vários lugares e trazer o espetáculo até aqui, fez toda a diferença”, ressalta.

Além de prestar serviços assistenciais às pessoas com deficiência, a Apae também realiza trabalhos de caráter teatral com seus alunos. “Nós temos um grupo de teatro com uma faixa de 15 alunos e criamos pequenos espetáculos, sempre respeitando a limitação e individualidade de cada um. Atualmente, apresentamos um espetáculo sobre contos infantis, onde eles puderam interpretar famosos personagens das histórias como a Branca de Neve e Rapunzel”, salienta a pedagoga da instituição Ana Freire.

Sobre o Espetáculo

Na Casa de Vô Antenor conta a história dos netos Antônio e Antonesco e do avô Antenor através de uma narrativa recheada de situações rotineiras que irão promover a reflexão acerca das convivências e das relações. A peça gira em torno da costumeira visita dos netos ao avô, um homem de bem com a vida que gosta de ensinar, aprender, cantar e contar histórias, principalmente quando os netos estão na casa dele. A chegada dos netos cheios de energia é sempre motivo de muita festa e momento para estimular as crianças a pensarem o significado de cada gesto, de cada palavra, estimulando já na infância a convivência harmoniosa.

Sobre o Festival

O IV Festival Sergipano de Artes Cênicas é uma realização do Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que reúne apresentações diversas em mais de um mês de atividade. Todas as atividades são gratuitas, viabilizadas pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart) e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, e contam com o apoio da Impacto Comunicação Digital, Fundação Aperipê e Bipolar Operações Artísticas. A programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo site www.cultura.se.gov.br e pela página do Facebook: Secult Sergipe.