Número de cadastrados no e-SUS cresce exponencialmente em 2018

Publicado em 25/04/2018 as 12:46

O sonho de um serviço de Saúde amplo, inteligente e eficiente está caminhando a passos largos para virar a realidade de Aracaju. No último ano, o e-SUS, programa que colhe informações dos usuários da rede municipal de atendimento básico do município, viu seu número de cadastrados crescer pouco mais de 600%, aumentando o conhecimento dos gestores, facilitando a logística e trazendo para perto o objetivo de implantação do "Prontuário Eletrônico" na capital.

O e-SUS é utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para acompanhar, desde o cadastro simples com dados epidemiológicos, saneamento básico na região que usuário vive, até as patologias que acometem a sua família, para, de acordo com os dados, disponibilizar o melhor atendimento possível.

A alta exorbitante no número de cadastrados está ligada intrinsecamente ao investimento da Prefeitura de Aracaju na área da Saúde, por exemplo, na compra e entrega de 600 tablets aos agentes comunitários da cidade, que nas visitas diárias nas comunidades cadastram e atualizam informações imprescindíveis para a evolução dos serviços prestados.

"Esse novo recurso está substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab). Ele foi implementado em 2016 e possui uma configuração mais robusta, podendo captar mais dados. Em agosto do ano passado havia 28.815 pessoas cadastradas, mas devido ao trabalho intensivo dos agentes comunitários de saúde, aliado ao fato de eles disporem agora de tablets para facilitar o registro, nós conseguimos aumentar esse número para 171.467", explica Monalisa Fonseca, coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap).

O uso das informações não se restringe a SMS, diversas outras pastas são beneficiadas com o conhecimento adquirido. "Para os gestores da Saúde é importante, pois nós conseguimos alterar as estratégias de cada unidade através dos perfis dos moradores da região. Por exemplo, se em um determinado local existe uma maior incidência de pessoas com pressão alta ou um aumento no número de gestantes, é possível alocar os insumos médicos corretamente, sem desperdício e com a rapidez possível, dentro da burocracia do serviço público. Além disso, encaminhamos as informações também para a Assistência Social, em casos de gravidez na adolescência, entre outros, ou mesmo Emsurb e Emurb em situações que envolvam saneamento básico e obras", ressalta Monalisa.

Saúde é prioridade

Além de investir em instrumentos que aumentam a efetividade dos 835 agentes comunitários de saúde que compõem a rede municipal, a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, na busca pela requalificação de um sistema precarizado nos últimos anos, realizou o Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a área da Saúde, contratando 512 profissionais, que trarão um tratamento mais humano e eficaz para os aracajuanos.

Na mesma linha, o prefeito anunciou a reforma e ampliação de sete Unidades de Saúde da Família, nas diversas regiões da cidade, em um investimento total de R$ 881.828,94. "A contratação de profissionais bem como a garantia da ambiência para os servidores é mostra do compromisso da gestão e nos deixa mais perto de alcançar o serviço que todos nós queremos disponibilizar aos cidadãos", afirma a coordenadora.

Um sonho possível

Com esse ritmo de crescimento, ao final da atual gestão todos os usuários da rede estarão devidamente cadastrados e com suas informações atualizadas no sistema. A busca por essa realidade coincide com os esforços para a implantação do "Prontuário Eletrônico" nas unidades de saúde da cidade, onde o aracajuano poderá ter um atendimento mais célere, receber em seu smartphone os detalhes do seu atendimento e ter a marcação de consultas e exames simplificada. Além disso, os profissionais da Saúde poderão trocar informações e aumentar, através do uso tecnológico com humanidade, a taxa de cura do serviço.