Festival Sergipano de Artes Cênicas recebe 94 inscrições

Publicado em 22/02/2018 as 08:27

A quarta edição do Festival Sergipano de Artes Cênicas será marcada pela diversidade de grupos artísticos de todo o Brasil. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, no fim do ano passado, o edital de seleção com a finalidade de reunir atrações de circo, dança, teatro e oficinas específicas da área. O processo seletivo está dividido em categorias, sendo composto por espetáculos em grupos e monólogos, seja de Sergipe, Região Nordeste ou de Repercussão Nacional, além da tradicional Maratona de Dança.

Neste ano, a Secretaria recebeu 94 inscrições divididas nas categorias pré-definidas. Das categorias que abarcam os grupos sergipanos, foram recebidos seis projetos de oficinas, seis de maratonas de dança, uma mostra paralela, seis projetos na categoria Demanda Espontânea, três monólogos, 13 grupos sergipanos e três grupos consolidados.

A grande surpresa foi o número de projetos de repercussão nacional recebidos: mais de 50. Apresentações da Bahia (duas), Alagoas (duas), Pernambuco (quatro), Paraíba (duas), Rio Grande do Norte (cinco), São Paulo (17), Rio de Janeiro (12), Rio Grande do Sul (três), Minas Gerais (três), Mato Grosso do Sul (um) e Roraima (cinco). “Isso mostra o respeito e a confiança que o Festival Sergipano de Artes Cênicas tem no cenário artístico nacional”, observa o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.

A comissão julgadora já está trabalhando na seleção das atrações que farão parte do Festival. Na primeira etapa será julgada a habilitação documental e na segunda, a qualificação técnica, como mencionada no edital. Todas as informações estão disponíveis no site da Secretaria. Dúvidas em relação ao edital podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (79) 3198-7806, no horário das 09 às 12h, ou presencialmente no Núcleo de Projetos Culturais da Secretaria de Estado da Cultura, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, em Aracaju.


Sobre o Festival

A caminho da sua quarta edição, o Festival Sergipano de Artes Cênicas envolve espetáculos de dança, teatro e circo, que são apresentados em diversos teatros e espaços públicos de Sergipe. Realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado e viabilizado pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), o evento engloba dois outros festivais que antes aconteciam separadamente: o Festival Sergipano de Teatro e a Semana de Dança. Além de apoiar o artista, o evento também busca incentivar a formação de platéia, atingindo diversos gostos e faixas etárias e levando diferentes expressões artísticas e culturais ao público.