Finalizada obra no Teatro Tobias Barreto

Publicado em 22/12/2017 as 16:52

Pensando em oferecer mais conforto e segurança aos artistas e público que usufrui do espaço do Teatro Tobias Barreto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura finalizou nos últimos dias de 2017 a reforma do sistema de combate a incêndio e pânico e do sistema de proteção contra descargas elétricas (SPDA) do espaço. Agora a Secult aguarda apenas a vistoria final do Corpo de Bombeiro (CBM/SE).

Seguindo todas as orientações do CBM/SE, o projeto de reforma executado contemplou a adequação do sistema de hidrantes, com a instalação de novas unidades; da casa de bombas, com nova bomba e automação de todo o sistema; além da compra de gerador, incluindo adequações na subestação de energia. Também foi realizada a troca de todos os sprinklers (chuveiros automáticos) e a instalação do sistema de detecção e alarme de incêndio.

Ao todo foram investidos cerca de R$ 600.000,00 nestas adequações. “Chegamos à Secult e encontramos essa obra sendo iniciada e fizemos todos os trâmites necessários para que ela fosse concluída dentro do prazo previsto no contrato. Agora, entregamos a população um espaço ainda mais confortável e atendendo todas as normas exigidas pelos órgãos de controle”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.

Além das manutenções já realizadas, o Teatro Tobias Barreto será uma das unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que será beneficiada com amplas reformas, graças a recursos captados pelo Governador Jackson Barreto com as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), responsável pela construção da usina Termoelétrica Porto de Sergipe. Esta reforma estrutural incluirá a recuperação da fachada do prédio, adequações em acessibilidade, revisão do sistema de ar condicionado entre outras melhorias.

Sobre o teatro

O Teatro Tobias Barreto (TTB) foi inaugurado em 17 de março de 2002. É o mais novo e maior teatro de Sergipe e considerado um dos mais modernos espaços cênicos do país. O Teatro Tobias Barreto foi projetado pelo arquiteto Rui Almeida e se destaca, enquanto obra arquitetônica, pelas formas geométricas bem definidas. Graças ao TTB, a vida cultural na capital sergipana ganhou mais estímulo, pois sua construção permitiu que a cidade passasse a ser inserida no circuito nacional e internacional das grandes produções.