Projeto estimula cidadania em escola da rede municipal

Publicado em 27/05/2018 as 09:11

Através do contato com a terra, sementes e do plantio de mudas, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Benjamin Alves de Carvalho, localizada no bairro Atalaia, fizeram da sexta-feira, 25, um dia bem produtivo. Os alunos participaram do Projeto de Desenvolvimento Sustentável, promovido por graduandos do curso de Psicologia da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase).

O projeto visa despertar nas crianças a importância do zelo com o ambiente que as rodeia, seja seu lar, sua escola, ou a natureza como um todo. Para isso, além do cultivo de plantas ornamentais e medicinais no pátio da Emei, com a plantação de mudas e sementes cedidas pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), os alunos assistiram a uma peça teatral sobre preservação do meio ambiente, participaram de brincadeiras lúdicas e receberam um lanche saudável.

Como diretora da Emei, Maria Núbia Guimarães demonstra a satisfação em realizar parcerias que oferecem complemento à aprendizagem na rotina da sala de aula. “Sempre fazemos parcerias com as universidades, como a Fase, a Universidade Federal de Sergipe e a Universidades Tiradentes. Essas atividades extraclasse são fundamentais para educar as crianças para a cidadania”, explica.

A diretora diz, também, que o zelo com o que lhes pertence é algo ensinado constantemente na Benjamin Alves. “Os alunos ficaram encantados hoje e vamos ensiná-los a como cultivar as plantas que colocaram aqui. Trabalhamos a atenção com o ambiente no dia a dia da escola e mesmo pequenas elas entendem e já vão crescer sabendo que é dever delas prezar pelo que lhes rodeia. Por isso, incentivamos a ajudar os professores, a deixar a sala limpa, cuidar de seus materiais escolares”, pontua.

A graduanda em Psicologia da Fase, Tayrine Santos, foi uma das organizadoras do projeto e conta que, além do trabalho envolvendo o cuidado com o ambiente, também foi realizada uma palestra com professores e equipe diretiva, abordando dicas eficazes sobre como lidar com crianças. “Para realizar esse projeto viemos à escola e observamos necessidades em que podíamos ajudar. Quando a gente cuida do que está ao nosso redor, estamos cuidando de nós mesmos”, afirma.