Padre é afastado acusado de envolvimento em estupro

Publicado em 02/06/2023 as 11:44

A Diocese de Pesqueira, em Pernambuco, afastou o padre Airton Freire, criador da Fundação Terra. O sacerdote foi suspenso de suas atividades religiosas, depois de ser acusado de envolvimento no estupro da personal stylist Sílvia Tavares. Ele nega.

O religioso está “privado do uso da ordem” e “não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer sacramento ou sacramental”, apontou o decreto divulgado pela Diocese, assinado pelo bispo José Luiz Ferreira Sales.

Porém, segundo o documento, o padre “se desejar, pode celebrar a eucaristia, mas apenas em privado, com exclusiva participação de no máximo três fiéis”.


A suspensão, segundo o decreto, foi motivada por “denúncias graves feitas pela senhora Sílvia Tavares, e de possível cometimento de delitos tipificados pelo ordenamento da Igreja em seu desfavor”.

A personal, de 51 anos, foi até a sede do governo de Pernambuco para pedir rapidez na conclusão das investigações.

O governo do estado divulgou uma nota para informar que recebeu, acolheu a denunciante e realizou o encaminhamento com acompanhamento jurídico e suporte para atendimento psicológico.

O padre Airton Freire lamentou ter sido alvo do que chama de “acusações infundadas e injustas”, além de negar a “prática de qualquer ato ilícito e reafirma sua inocência, não sendo verdadeiras as alegações contra ele dirigidas”, disse, em entrevista ao UOL.

O sacerdote também divulgou uma nota, em que afirmou que seu afastamento permitirá “que as apurações transcorram com toda a tranquilidade necessária para que se apure a verdade sobre os fatos”.

Detalhes da denúncia
Sílvia Tavares afirmou ter sido abusada sexualmente pelo motorista do padre Airton, em agosto de 2022, e que o denunciou à polícia três meses depois.

Ela relatou que conheceu o religioso em 2019 e que costumava frequentar retiros espirituais organizados por ele. A personal destacou que em um desses encontros foi chamada pelo sacerdote para ir a uma casa isolada, na Fazenda Malhada, em Arcoverde (PE).

Disse, ainda, que Airton teria mandado mensagem pedindo sua presença na “casinha”, onde ficam os aposentos do padre. Ao chegar, observou que ele estaria deitado e teria pedido para ela fazer uma massagem.

Sílvia destacou que o padre teria dito: “Posso te pedir um favor? Me faça uma massagem”. “E eu, na maior inocência do mundo, aceitei, porque todo mundo considerava ele um santo, inclusive eu. Foi quando comecei a dar a massagem. Ele tava sem camisa e, quando desci um pouco a mão pelas costas dele, percebi que ele estava nu. Simplesmente dei um pulo e o outro homem [o motorista] colocou uma faca em mim. Fiquei imobilizada porque ele [o motorista] me deu uma gravata e botou a faca. Ele [o padre] disse ‘tire a roupa’ e pediu para o outro [o motorista] tirar a roupa. Ele pegou um lençol de seda e foi para uma cadeira, sentou nu e ficava ordenando tudo”, afirmou, também em entrevista ao UOL.

A personal apontou, ainda, que o padre mandou o motorista estuprá-la e que ele teria assistido à cena enquanto se masturbava.

“Não fui estuprada por uma pessoa estranha, foi de alguém que eu amava, um homem que eu considerava como um pai". Além disso, afirmou ter sido ameaçada pelo sacerdote. “A única coisa que eu quero é que esses dois canalhas sejam presos”, destacou.

*REVISTA FÓRUM