Trem Bala Rio a São Paulo volta a ser prioridade, saiba quando ele estará pronto

Publicado em 02/06/2023 as 11:42

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a construção dos trilhos no Diário Oficial da União no início deste ano, com a informação de que a empresa TAV Brasil prevê iniciar suas operações com o trem-bala interligando o eixo Rio-São Paulo.

Na íntegra do requerimento de obtenção de outorga apresentado pela TAV Brasil, será preciso concluir os projetos e estudos até o mês de dezembro do ano que vem. A empresa pretende também que as desapropriações devam terminar até dezembro de 2025.

Segundo a TAV, serão quatro estações localizadas nas regiões centrais de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo duas nas cidades de São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ).

Além disso, o projeto assegura outras ferrovias interligadas, como o Ramal Santa Cruz (RJ), Trem Intercidades (São Paulo-Campinas) – que ainda não foi concluído; KM 0 do metrô de São Paulo e Km 0 da CPTM (SP).

Previsto para funcionar em 2032, o trem de alta velocidade terá um custo inicial estimado em torno de R$ 50 bilhões de reais e o trajeto será feito no tempo de apenas 1h30 (90 minutos). Ele terá 378 km em ferrovias e funcionará sob uma velocidade de 350 km/h.

No momento, a companhia é responsável por traçar negociações com governadores e prefeitos dos locais por onde o trem vai passar. Assim, dependendo da negociação, poderão ser feitas alterações no percurso previsto inicialmente.

*REVISTA FÓRUM