Lollapalooza tem 1ª baixa após flagrante de trabalho escravo: hamburgueria famosa rompe contrato

Publicado em 24/03/2023 as 08:31

O flagrante de trabalho escravo na montagem e preparação do Lollapalooza, a ser realizado a partir de sexta-feira (24) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), já está gerando consequências negativas ao megaevento. Na noite desta quinta-feira (23), a Animalchef, famosa empresa de food service que produz hambúrgueres veganos, anunciou que não participará mais do festival diante do caso de trabalho análogo à escravidão.

A hamburgueria forneceria lanches no backstage do evento, mas decidiu romper o contrato "por questões de princípios e coerência". A base dos sanduíches para o festival já tinha sido preparada e, diante do ocorrido, a empresa fará promoção e os venderá a R$ 20 em sua unidade na Rua Augusta, na capital paulista.

"Estávamos preparados pra fazer o backstage do Lollapalooza, um dos maiores festivais do mundo. Faz parte do nosso propósito levar o veganismo para onde a gente conseguir e também é muito legal proporcionar esse tipo de experiência pra nossa equipe.
Porém, hoje fomos surpreendidos com a notícia de uma denúncia de trabalho análogo à escravidão em uma prestadora de serviço contratada pela organização do festival. Por uma questão de princípios e coerência, independente de quem a justiça vai responsabilizar, cancelamos nossa participação no evento", anunciou a Animalchef em uma postagem no Instagram.

5 trabalhadores resgatados
Um operação realizada na última terça-feira (21) por auditores da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, resgatou 5 trabalhadores em condições análogas à escravidão na montagem e preparação do festival Lollapalooza, megaevento que será realizado no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), a partir de sexta-feira (24).

Segundo depoimento dos próprios trabalhadores, eles atuavam como carregadores de caixas de bebidas e eram obrigados a enfrentar jornadas de 12 horas diárias em situação degradante. "Depois de levar engradados e caixas pra lá e pra cá, a gente ainda era obrigado pela chefia a ficar na tenda de depósito, dormindo em cima de papelão e dos paletes, para vigiar a carga", disse um dos resgatados ao site Repórter Brasil.

"Com idade entre 22 e 29 anos, eles não tinham dignidade alguma, dormiam dentro de uma tenda de lona aberta e se acomodavam no chão. Não recebiam papel higiênico, colchão, equipamento de proteção, nada", detalhou, por sua vez, Rafael Brisque Neiva, um dos auditores que participaram da operação de resgate.

Os trabalhadores prestavam serviços para a empresa Yellow Stripe, empresa terceirizada contratada pela Time 4 Fun, que organiza o Lollapalooza no Brasil. Em nota, a organização do festival informou que, após a constatação do ocorrido a partir da operação de resgate, a Time 4 Fun encerrou "imediatamente a relação jurídica estabelecida com a Yellow Stripe". "A T4F considera este um fato isolado, o repudia veementemente e seguirá com uma postura forte diante de qualquer descumprimento de regras pelas empresas terceirizadas", diz a organizadora do evento.

A Yellow Stripe, por sua vez, informou que "cumpriu as determinações do Ministério do Trabalho, sendo que os empregados em questão foram devidamente contratados e remunerados".

Ambas as empresas foram notificadas e devem ser responsabilizadas judicialmente. Após o resgate, a organizadora do evento e a terceirizada foram obrigadas a ressarcir os trabalhadores em R$ 10 mil, que incluem salários devidos, verbas rescisórias e horas extras, sendo que o valor pode aumentar caso o Ministério Público do Trabalho (MPT) entre com ação por verbas indenizatórias.

Confira abaixo a nota da organizadora do Lollapalooza sobre a operação e comunicado do Ministério Público do Trabalho sobre o caso
Nota do Lollapalooza

"Para realizar um evento do tamanho do Lollapalooza Brasil, que ocupa 600 mil metros quadrados no Autódromo de Interlagos e tem a estimativa de receber um público de 100 mil pessoas por dia, o evento conta com equipes que atuam em diferentes frentes de trabalho, em departamentos que variam da comunicação a operação de alimentos e bebidas, da montagem dos palcos a limpeza do espaço e a segurança.

São mais de 9 mil pessoas que trabalham diretamente no local do evento e são contratadas mais de 170 empresas prestadoras de serviços. A T4F, responsável pela organização do Lollapalooza Brasil, tem como prioridade que todas pessoas envolvidas no evento tenham as devidas condições de trabalho garantidas e, portanto, exige que todas as empresas prestadoras de serviço façam o mesmo.

Nesta semana, durante uma fiscalização do Ministério do Trabalho no Autódromo de Interlagos, foram identificados 5 profissionais da Yellow Stripe (empresa terceirizada responsável pela operação dos bares do Lollapalooza Brasil), que, na visão dos auditores, se enquadrariam em trabalho análogo à escravidão. Os mesmos trabalharam durante 5 dias dentro do Autódromo de Interlagos e, segundo apurado pelos auditores, dormiram no local de trabalho, algo que é terminantemente proibido pela T4F.

Diante desta constatação, a T4F encerrou imediatamente a relação jurídica estabelecida com a Yellow Stripe e se certificou que todos os direitos dos 5 trabalhadores envolvidos fossem garantidos de acordo com as diretrizes dos auditores do Ministério do Trabalho. A T4F considera este um fato isolado, o repudia veementemente e seguirá com uma postura forte diante de qualquer descumprimento de regras pelas empresas terceirizadas"

Nota do MPT

"O Ministério Público do Trabalho em São Paulo informa que na noite de ontem, 22/3, abriu procedimento para investigar caso de trabalho degradante na preparação do Festival Lollapalooza.

Na tarde de hoje houve a primeira audiência com as partes envolvidas e amanhã haverá outra. O procurador oficiante espera formar convencimento a partir das provas e dos depoimentos para decidir o caminho da atuação.

O MPT ressalta que os trabalhadores resgatados pela fiscalização do Trabalho na noite de ontem já tiveram suas situações regularizadas e receberam as verbas rescisórias e horas extras em atuação da Superintendência Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego"

*REVISTA FÓRUM