Terra Indígena Yanomami deve receber hospital de campanha para atender ‘situação de guerra’

Publicado em 24/01/2023 as 09:01

O secretário especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba classificou como uma “operação de guerra”, o resgate de 16 indígenas doentes e subnutridos da Terra indígena Yanomami, em Roraima, vítimas principalmente da ação de garimpeiros na região.

Tapeba está na região de Surucucu desde o último domingo (22). “Uma grande área do território está ocupada por garimpeiros. São cerca de 20 mil garimpeiros e 30 mil Yanomami na região. A sensação é de que o estado brasileiro estava de costas para esse território e para o povo Yanomami”, declarou.

O resgate dos indígenas só foi possível graças ao apoio do Exército e da Força Aérea Brasileira. Os 16 indígenas resgatados, a maioria crianças em estado avançado de subnutrição, foram levados para o polo base de Surucucu que, apesar da estrutura precária que conta com um barracão de madeira e chão de terra batida, é uma das referências da região.

Após a passagem pelo local e o acompanhamento das buscas e resgates, Tapeba vai propor a implantação de um hospital de campanha dentro do território que deverá incluir alojamento e cozinha comunitária. A região de Surucucu, centro da Terra Indígena Yanomami, deve ser o alvo da ação que busca remediar a situação de calamidade vivida pelos indígenas.

*Com informações do G1.