Alckmin anuncia força-tarefa para reverter apagão na vacinação no Brasil

Publicado em 06/12/2022 as 08:34

O vice-presidente eleito e coordenador do governo de transição, Geraldo Alckmin, reuniu-se na noite deste domingo (4) com um grupo de cerca de 10 profissionais de saúde comandado por Roberto Kalil, médico do presidente eleito, Luis Inácio Lula da Silva, há anos. O encontro ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, onde o cardiologista examinou a garganta de Lula na parte da manhã, tendo afirmado que a laringoscopia se mostrou “dentro da normalidade”.

Formada para auxiliar o vice-presidente, também médico, e o futuro ministro ou ministra da saúde na definição de prioridades para a área, a comissão não integra formalmente a equipe de transição. Após as discussões, Alckmin anunciou uma força-tarefa para reverter o quadro de apagão que o país enfrenta em relação a vacinas.

Força-tarefa
Em sua conta no Instagram, o vice-presidente eleito escreveu: "Na noite do domingo, tivemos uma importante reunião de trabalho com médicos professores de renomadas instituições de saúde, que formam um grupo permanente de aconselhamento. Sob a liderança do presidente @lulaoficial, faremos uma grande campanha nacional de vacinação para reverter as recentes quedas de cobertura vacinal".

Outros desafios
Uma das integrantes da reunião, a médica e professora da Universidade de São Paulo (USP) Linamara Rizzo Battistella, comentou outros desafios debatidos no encontro, em sua conta no LinkedIn. Por volta das 22h de domingo, ela postou uma mensagem sobre a importância do fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS) e pautou adoção de estratégias de saúde digital em apoio ao profissional de saúde. Ela também reforçou a questão da vacinação, falou sobre Educação Continuada e pautou atenção à Indústria da Saúde.

Grupo qualificado
Battistella integra ainda o Grupo de Trabalho para as Manifestações de Médio e Longo Prazo da COVID-19 na Organização Mundial de Saúde (OMS) e foi secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo entre 2008 e 2018.

Além de Roberto Kalil e Linamara Battistella, participaram da conversa Dráuzio Varella, Giovanni Guido Cerri, Miguel Srougi, Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho, Fábio Biscegli Jatene e Claudio Lottenberg.

*REVISTA FÓRUM