EUA: O que se sabe sobre o caminhão encontrado com 50 pessoas dentro

Publicado em 28/06/2022 as 13:48

Uma carreta de grande porte foi abandonada numa rodovia próxima da cidade de San Antonio, no Texas, nos EUA, com 46 pessoas mortas e outras 16 em condições críticas, que foram transportadas para hospitais da região.

As autoridades norte-americanas afirmam que o grupo era formado por imigrantes ilegais que teriam origem latina e o local onde o veículo pesado foi deixado teria enfrentado um calor de 40°C na tarde desta segunda-feira (27).

O caminhão estava estacionado perto da Base Aérea de Lackland, no cruzamento das vias Cassin Drive e Quintana Road. Embora a carreta fosse de um modelo refrigerado, os policiais não encontraram qualquer indício de que o sistema estivesse funcionando e os sobrevivente apresentavam sintomas de desidratação e de reação ao calor extremo.

Três pessoas estão detidas por relação com o episódio, informa a imprensa texana, mas até agora não foi revelado se elas teriam responsabilidade pelas mortes.

O que se sabe até agora:

- O Caminhão localizado por volta das 18h do horário local, após uma chamada. Segundo depoimento de um agente do Corpo de Bombeiros, ao abrir o veículo encontraram "pilhas de corpos" e sem sinal de água no veículo.

- O Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (Ice) assumiu o caso. Por hora, a principal linha de investigação trabalha com a hipótese de tráfico humano.

- Três pessoas já foram presas suspeita de terem participação e/ou conexão com o caminhão.

- Segundo a presidência do México, até este momento foram identificados 22 mortos de origem mexicana, sete da Guatemala e dois de Honduras.

- 19 pessoas estão, até esse momento, sem identificação.

- Segundo o depoimento de moradores da região onde o caminhão foi encontrado, o local e um "ponto de desembarque" para imigrantes.

- O Sul do Texas é uma região com aumento do número de imigrantes tentam realizar a travessia para os EUA.

- Os grupos viajam em veículos até os postos de controle de San Antonio, a cidade mais próxima.

- Em 2017, dez imigrantes morreram depois de ficarem presos dentro de um caminhão estacionado em um supermercado em San Antonio.

- Ron Nirenberg, prefeito de San Antonio, afiram que 46 pessoas morreram e que, provavelmente, eram famílias que tentavam fazer a travessia. "Isso não é nada menos que uma terrível tragédia humana", disse Nirenberg.

- O governador do Texas, Greg Abbott, culpou o presidente Joe Biden pelo caso. "Essas mortes estão na conta de Biden. Elas são o resultado de suas políticas mortais de fronteira aberta", escreveu no Twitter.

*REVISTA FÓRUM