Janaína Paschoal pede assinaturas para Nobel da Economia a Paulo Guedes

Publicado em 15/08/2022 as 10:17

Artífice da peça jurídica que levou ao golpe contra Dilma Rousseff (PT) em 2016, Janaína Paschoal (PRTB-SP) agora quer dar um prêmio Nobel da Paz ao ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL), Paulo Guedes, um dos principais responsáveis pelo caos econômico instalado no país.

Em publicação no Twitter, a deputada estadual, que foi escanteada por Bolsonaro na disputa ao Senado, escreve: "Eu já assinei. E você?", divulgando um abaixo assinado na plataforma Change que pede "Nobel Para Paulo Guedes"

Na justificativa, o abaixo-assinado, que tinha cerca de 25 mil assinaturas na manhã desta segunda-feira (15), diz que "não restam quaisquer duvidas quanto ao gestor que melhor tem conseguido sucesso ao administrar uma economia em estresse" e diz que foi Paulo Guedes o responsável pelo auxílio emergencial.

O ministro da Economia foi contra o pagamento de quaisquer auxílios no início da pandemia da Covid. Diante da pressão, propôs R$ 200, mas foi derrotado pelo Congresso Nacional, que impôs R$ 600 no valor do benefício.

No entanto, segundo Fabio Zanini na coluna Painel, da Folha de S.Paulo, a petição até o momento passou despercebida pelas autoridades que concedem a honraria, na Suécia.

Segundo ele, o abaixo-assinado é endereçado a duas assessores de imprensa do prêmio, que dizem não ter conhecimento do movimento e nem poder decisório sobre a concessão do Nobel.

A outra pessoa a quem a petição é direcionada é Rebecka Oxelstrom, que trabalha para o comitê do Nobel, que diz não ter poder nenhum de decisão sobre a questão.

O Nobel de Economia é escolhido pela Academia Real Sueca de Ciências a partir de uma lista de candidatos elaborada pelo comitê do prêmio em ciências econômicas da organização, formado por cinco membros.

Além de Janaína Paschoal, os filhos de Jair Bolsonaro (PL), Flávio e Eduardo Bolsonaro, ambos do PL, estão trabalhando na coleta de assinaturas.

*REVISTA FÓRUM