Renan Calheiros 'alfineta' Bolsonaro e diz que CPI do Genocídio vai priorizar compra de vacinas

Publicado em 22/04/2021 as 21:01

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), provável relator da CPI do Genocídio, declarou, nesta quinta-feira (22), que pretende priorizar a apuração de negligência do governo de Jair Bolsonaro em relação à compra de vacinas contra a Covid-19.

Em entrevista à GloboNews, Renan disse que a comissão vai investigar se, de fato, houve omissão ou ação por parte do governo que tenha ajudado a agravar o quadro da pandemia no Brasil.

Em sua avaliação, a compra de vacinas e a postura governamental diante da cloroquina e outros medicamentos sem eficácia estarão no centro das apurações da CPI, que deve iniciar os trabalhos na próxima semana.

“Eu acho que, inevitavelmente, vamos ter que começar pela investigação da aquisição de vacinas, se é verdade se não é verdade que o governo negligenciou. Nós vamos tratar dessa questão da cloroquina, nós vamos levar em consideração sempre o ensinamento da Ciência, nós vamos convidar pessoas, convocar pessoas. Tudo o que precisar ser feito para que essas respostas sejam repostas verdadeiras, nós vamos fazer”, destacou.

Para o senador, a CPI do Genocídio irá investigar “se por omissão ou por ação qualquer, alguém tem responsabilidade no agravamento desse morticínio no Brasil, é isso que evidentemente será apurado”, acrescentou.

Renan ressaltou, ainda, que a atuação de Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, foi “horrorosa sob todos os aspectos”.

*Revista Fórum