Ciro Gomes anuncia João Santana, ex-marqueteiro do PT e delator da Lava Jato

Publicado em 23/04/2021 as 08:43

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) terá, como responsável pela comunicação do partido, o marqueteiro João Santana. O baiano, responsável pelas campanhas políticas que culminaram nas eleições de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) à Presidência da República, passará a ter um cargo-chave na campanha de Ciro Gomes ao cargo em 2022.

A notícia foi revelada pelo próprio presidenciável, em seu Twitter:

Reunião de trabalho com @CarlosLupiPDT, presidente do PDT, e com o publicitário João Santana, que nos ajuda a partir de agora na comunicação do partido. pic.twitter.com/VJKPTfq9av

— Ciro Gomes (@cirogomes) April 22, 2021

Além das campanhas brasileiras de Lula e Dilma, João Santana imprimiu sua digital em diversas campanhas presidenciais vitoriosas na América Latina: eleições como a de Hugo Chávez em 2012 na Venezuela, assim como campanhas no Panamá, República Dominicana, Angola e El Salvador foram comandadas pelo publicitário e sua esposa, Mônica Moura.

Os dois também fazem parte da história da Lava Jato: João Santana chegou a ser preso em 2016, sendo condenado por lavagem de dinheiro para as campanhas do PT. No ano seguinte, João fez delação premiada para reduzir a sua pena.

Em outubro de 2020, em entrevista ao Roda Viva, o marqueteiro já havia defendido o nome de Ciro Gomes como o mais forte para a presidência.

*Congresso em Foco