Prefeito de Itabi, em Sergipe, 'fura fila' e se vacina contra a covid-19

Publicado em 20/01/2021 as 20:37

Contrariando todos os critérios de prioridade para vacinação contra a Covid-19, definidos pelos governos federal e estadual, o prefeito do município sergipano de Itabi, Júnior de Amynthas (DEM), foi o primeiro a receber a dose da vacina, logo após a remessa do imunizante chegar à cidade. Ressalte-se que o demista não é profissional de saúde, tem 46 anos de idade e não demonstra possuir qualquer comorbidade.

Uma fonte informou, nesta terça-feira (19), que o governo de Sergipe está entrando com uma representação criminal contra o prefeito de Itabi por entender que cabe também ao Executivo sergipano o papel fiscalizador. O entendimento da Procuradoria Geral do Estado é que, como as diretrizes do Ministério da Saúde e do governo estadual são claras quanto ao público alvo a ser vacinado contra a covid-19, Júnior de Amynthas teria cometido um crime ao furar a fila da vacinação.

Júnior de Amynthas aparece em um vídeo recebendo a dose da coronavac e sendo aplaudido certamente por seus auxiliares. As primeiras doses da vacina chegaram ao município nesta terça-feira (19) e, por critério de prioridade, os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da covid-19, idosos institucionalizados e indígenas aldeados são os únicos que podem ser vacinados, conforme orientação do Ministério da Saúde para a primeira etapa da campanha de imunização contra o coronavírus.

A equipe de reportagem do Portal de notícias Fan F1 tentou insistentemente falar com o prefeito, seja por telefone ou pelas redes sociais, mas todas nossas tentativas de contatos foram ignoradas por Júnior de Amynthas.

O único que respondeu as mensagens do portal foi o secretário de Obras de Itabi, Diego Doria. Ele confirmou que o demista tomou a vacina contra a covid-19 e até justificou o ato. “Obviamente que o prefeito tinha que fazer isso. Numa situação de fragilidade, em que pessoas estão desconfiadas com essa informação em relação as vacinas ele [prefeito] deu o exemplo como chefe do Poder Executivo. Fez um ato de muita responsabilidade em se vacinar primeiro, pois mostrou que não tem nada de mais”, argumentou.

*EBC