Movimento negro vai ao MP contra Sérgio Camargo na Fundação Palmares

Publicado em 20/11/2020 as 21:57

Líderes de mais de cinquenta instituições ligadas ao movimento negro do Brasil foram ao Ministério Público contra o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, nesta sexta-feira (20), dia da Consciência Negra. O grupo entregou uma representação por improbidade administrativa à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

No documento, as instituições ressaltam que Camargo "vem desafiando os limites da ordem jurídica e o real compromisso do Estado Brasileiro com a promoção da igualdade racial".

Os representantes questionam a falta de uso de verba da fundação. De acordo com o documento, até setembro deste ano a pasta usou 47,52% do dinheiro destinado a Fundação, a menor porcentagem desde 2012.

Para Marivaldo Pereira, advogado e militante do movimento negro que articulou a representação, Camargo sabota a Fundação Palmares.

"O que ocorre na Palmares é uma verdadeira sabotagem! Sérgio Camargo está para a Fundação como Ricardo Salles está para o meio ambiente. Ambos foram nomeados para destruir tudo aquilo que conquistamos nas respectivas áreas desde a Constituição de 1988. No lugar de enfrentar o racismo estrutural, o presidente da Palmares reforça a discriminação do nosso povo e tenta apagar nossa história de luta, diz.

*Congresso em Foco