Coronavírus derruba vendas de cerveja Corona após boatos relacionados ao nome

Publicado em 27/02/2020 as 10:58

Não há nenhuma relação entre o coronavírus e a cerveja Corona, ou qualquer outra marca de cerveja. Porém, isso não parece ser fácil de explicar para os consumidores.

Ao menos no hemisfério norte, as vendas da cerveja mexicana mais conhecida no mundo tiveram uma queda de 4%, e chegaram ao seu mínimo nos últimos dois anos, segundo um estudo do grupo de análises YouGov.

‌O informe constata que o surto provocou um certo receio nos consumidores com a palavra “corona”, o que provavelmente tem afetados as vendas da cerveja, e não descarta que esse temor pode ser provocado por correntes de whatsapp com teorias conspiratórias relacionando o produto e o vírus.

A parte do estudo que analisa as buscas por internet encontrou um aumento significativo de pesquisas por termos como “cerveja vírus”, “cerveja coronavírus” e “corona cerveja vírus”, o que comprovaria a teoria dos analistas.

‌Ao menos no que diz respeito ao comportamento nas redes sociais, existe certo sentido nas afirmações do estudo, já que não são poucos os que memes zoando a cerveja mexicana.


*Revista Fórum