São Paulo vai lançar guia sobre transporte de animais domésticos

Publicado em 21/09/2019 as 20:47

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) da capital paulista lança amanhã (22) um guia de boas práticas sobre transporte de animais de estimação em diferentes modais, como ônibus, automóvel, metrô e bicicleta. O lançamento do guia será realizado na Praça do Ciclista, região da Avenida Paulista, das 10h às 14h.

O guia de boas práticas reúne, de um jeito prático e fácil de ler, recomendações aos tutores de como transportar seus bichinhos de estimação com cautela e segurança no trânsito, ainda que não haja, até o momento, uma legislação específica para regulamentar o transporte de pets em âmbito nacional. O conteúdo contempla também a questão do cão-guia, cuja presença por lei deve ser aceita em qualquer lugar público, inclusive nos meios de transporte.

O documento é uma publicação de 12 páginas, com tiragem de 1.000 exemplares. O guia também estará disponível em PDF para download nos sites da secretaria de mobilidade, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do SPTrans.

Durante o evento, será possível ainda adotar cães levados pela organização não governamental (ONG) Associação Amigos dos Animais de Louveira (AMALO).

Haverá ainda uma caminhada de idosos do Polo Cultural da Terceira Idade - José Lewgoy, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), pela Avenida Paulista, percorrendo a pé o trecho entre o n° 119 da avenida (Sesc Paulista) e a Praça do Ciclista, onde o grupo se encontrará com os participantes do evento de lançamento da cartilha.

Promovida pela prefeitura, a Semana da Mobilidade 2019 segue até o dia 25 de setembro com diversas programações pela cidade.

*EBC