Ministério da Agricultura quer fim da lista de animais aquáticos ameaçados de extinção

Publicado em 21/04/2019 as 11:11

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) enviou uma nota técnica ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) pedindo a suspensão de uma lista com mais de 400 espécies aquáticas ameaçadas de extinção. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com o jornal, que teve acesso ao documento publicado no ano passado, a lista identifica em diferentes graus de risco (vulneráveis, em perigo e criticamente em perigo) e proíbe captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização dos animais listados.

O argumento do Ministério da Agricultura é que a lista teve “repercussão negativa” no setor pesqueiro e que traria prejuízos econômicos.

“O Brasil deve se orientar pelos seus próprios critérios para definição e adoção das políticas públicas que afetarão a fauna e a todos os brasileiros e não por critérios de ONGs internacionais”, diz a nota técnica, assinada or Jorge Seif Júnior, secretário de aquicultura e pesca do ministério.

Publicada desde 2014, a lista segue a metodologia da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), entidade internacional respeitada mundialmente composta por governos, agências governamentais e ONGs.

O Ministério do Meio Ambiente ainda não se manifestou sobre o pedido.

*Revista Fórum