Aula Digital: 469 unidades escolares são beneficiadas em Sergipe

Publicado em 25/04/2018 as 12:06

Após o anúncio da ampliação do Programa Aula Digital, realizado na quarta-feira, 18, os primeiros kits tecnológicos já começaram a ser entregues nas escolas estaduais e municipais de Sergipe. Para as escolas municipais, a entrega simbólica foi na quinta-feira, 19, em Indiaroba, e para as escolas estaduais, na sexta-feira, 20, no Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, solenidade que contou com a presença do secretário de estado da Educação, professor Josué Modesto, além dos representantes da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Paramitas.

O General Calazans foi escolhido para representar as escolas estaduais beneficiadas pelo projeto e recebeu, em primeira mão, a maleta do Programa Aula Digital. A partir desse mês, mais 147 escolas receberão o kit, resultando em um total de 469 unidades de ensino beneficiadas, sendo 115 estaduais e 354 municipais. A maleta contém 34 tablets, um notebook, um roteador, um projetor e conteúdos digitais offline que irão auxiliar os professores no trabalho de alfabetização dos alunos.

Antes do início do evento, foram realizadas oficinas nas salas de aula, ministradas pelos formadores do Instituto Paramitas com os temas: Aula Digital, Cinema, Fotografia, e Contação de Histórias.

Durante a solenidade de entrega, o secretário de estado da Educação, professor Josué Modesto, destacou que o Aula Digital é um projeto que tem a virtude de unir a tecnologia e o protagonismo do professor. "Há uma expectativa de que o professor utilize a ferramenta unindo a sua experiência e a experiência da comunidade para produzir materiais significativos. Isso é o que diferencia o Aula Digital de um projeto que tem um pacote fechado. O Aula Digital tem a característica de trazer uma linguagem muito moderna para os estudantes, que utilizam os instrumentos móveis, os tablets, os celulares. Transformar isso em instrumento pedagógico é fundamental", afirmou.

Apoio ao professor

Os representantes da Fundação Telefônica Vivo, que em parceria com o Governo do Estado trouxe o Programa Aula Digital para Sergipe, ressaltaram que o kit tecnológico é uma importante ferramenta de apoio ao professor. Foi o que disse Mila Gonçalves, gerente de Divisão de Programas Sociais. "A maleta digital visa a inovação educativa, novos formatos de ensino-aprendizagem com o apoio das tecnologias, que são hoje uma linguagem que traz ferramentas muito potentes para a gente melhorar a qualidade da educação, mas que não substitui o papel prioritário do professor. O Aula Digital, além de trazer muitos benefícios para os alunos, traz também uma forte formação para os professores", disse.

A mesma opinião foi compartilhada por Rubem Saldanha, coordenador do Projeto Aula Digital no Brasil. "O professor é o ponto principal nesse processo e o kit é um apoio ao trabalho dele. Com isso, os alunos conseguem entender que as novas tecnologias também servem para aprender, se comunicar e trabalhar com os outros, e não apenas para joguinhos e redes sociais. A gente mostra para os alunos desde cedo que a tecnologia tem um papel muito importante a desempenhar no crescimento deles como cidadãos", declarou.

A diretora do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe, afirmou que o apoio ao professor é de fundamental importância para a execução do programa. "O que mais tem de inovador, além da parceria entre o estado e os municípios, é a formação dos professores na inovação educativa, que é muito mais do que trazer um equipamento digital para dentro da escola. É o repensar das práticas pedagógicas. Os professores que iniciaram no programa em 2017 já inovaram muito, temos bastantes casos de sucesso", disse.

O Instituto Paramitas é o parceiro executor do programa em Sergipe, tendo assumido as formações a capacitações dos professores em 14 municípios do estado.

Benefícios para a educação

Gestores e comunidade escolar presentes no evento da entrega do kit tecnológico no Colégio Estadual General Calazans não esconderam a felicidade por verem o programa Aula Digital chegando às escolas do estado e dos municípios. Eles também ressaltaram os benefícios que o programa trará à educação.

O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Thiago de Souza Santos, disse que as 22 escolas municipais estão sendo contempladas com mais de 400 tablets. "A gente fica muito agradecido à Fundação Telefônica por ter englobado o nosso município. O General Calazans está representando as escolas do Estado, e esse atendimento que a DRE 5 tem nos dado é o espelho da importância que a nossa gestão dá a Educação. A gente espera que esse gesto da Fundação Telefônica, que é uma instituição privada, de trazer o Aula Digital para cá seja exemplo para outras empresas", declarou.

Já o diretor da DRE 5, Ibernon Alves de Macena Júnior, ver boas expectativas em relação ao programa. "Ficamos alegres porque, não apenas o estado está sendo contemplado pelo programa, mas também as escolas dos municípios. A gente sabe que alguns professores estão um pouco por fora da tecnologia e acabam deixando a aula não tão atraente. Então essa é uma oportunidade de digitalizar os trabalhos em sala de aula", disse.

O diretor do Colégio Estadual General Calazans, José Jeferson Moura Santos, destacou que essa será mais uma ferramenta para o professor trabalhar as aulas de uma forma dinâmica. "Estamos vivendo na era digital, então eu vejo isso como uma quebra de paradigmas na questão educacional. Tenho certeza que essa parceria entre estado, municípios, Fundação Telefônica e Instituto Paramitas é algo muito positivo para a Educação", afirmou.

Os alunos e professores também se mostraram bastante satisfeitos com a novidade. Foi o caso de Maria Eduarda Souza Rodrigues, aluna do 2º ano. "Nossos estudos vão melhorar, pois vamos ter aulas de leitura nos tablets. É bom aprender assim e não apenas no quadro. Acho que a gente vai se envolver mais nas aulas e aprender mais rápido", disse. A mesma opinião teve Lorena Vieira dos Santos, aluna do 2º ano. "Vai melhorar muito para a gente, porque nós vamos estudar usando a tecnologia e isso será muito divertido", declarou.

Já a professora Kátia Silene Andrade Santos destacou que as crianças terão facilidade de utilizar os tablets, pois já lidam com as tecnologias no cotidiano. "Elas manuseiam as ferramentas com muita facilidade. Acredito que os tablets em sala de aula vão se somar às nossas atividades e irão deixa-las mais engajadas. Esses alunos são de uma geração muito ativa, então o que nós temos na escola é pouco diante da energia deles. É importante unir a tecnologia e o aprendizado", disse.

Projeto

Lançado em 2017, o Projeto Aula Digital, uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e Governo de Sergipe, por meio da Seed, em Regime de Colaboração com 27 munícipios, beneficiou mais de 1.500 educadores por meio de formação presencial. Nesta segunda etapa, aproximadamente 18.500 mil alunos irão receber a maleta Aula Digital – composta por um notebook, um projetor, um roteador e um tablete. Com estes equipamentos tecnológicos serão permitidas novas possibilidades de ensino e aprendizagem.