Ambulatório de retorno do Huse já funciona em novo endereço

Publicado em 21/02/2018 as 17:47

O ambulatório de retorno do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já está funcionando em novo endereço, localizado a 300 metros do hospital, no Complexo de Saúde de Sergipe, bairro Capucho. A unidade favorece a habilitação de pacientes após a realização de procedimentos cirúrgicos no hospital, nas áreas de cirurgia geral, vascular, plástica, ortopedia pediátrica, buco maxilo, clínica médica e urologia.

Quando ainda funcionava no Huse, o ambulatório de retorno atendia, em média, 100 pacientes por dia. A perspectiva é de que a nova estrutura favoreça a ampliação dos serviços, e em conseqüência, do número de atendimentos.  De três, o novo espaço tornou ampliado para seis o número de consultórios, mantendo também em funcionamento duas recepções, uma sala de arquivo, uma copa de enfermagem, uma sala de Serviço Social e outra administrativa destinada à área da enfermagem.

“O ambulatório tornou mais qualitativa a assistência a esses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o que chega a contemplar também os acompanhantes. Mesmo com o processo de mudança, esses cidadãos continuam recebendo com fluência a assistência oferecida no ambulatório, visto que os profissionais informaram previamente a novidade. Informes sobre o novo endereço também foram encaminhados às secretarias municipais de saúde dos 75 municípios sergipanos para que não houvesse dificuldades ou interrupções na execução dos atendimentos”, informou o coordenador do ambulatório de retorno e do pronto socorro do Huse, Vinícius Vilela.

Só os atendimentos oferecidos pelo ambulatório de retorno na área ortopédica compreendem a ortopedia de mão, geral, pediátrica, triagem de mão, triagem ortopédica e tratamentos conservadores. “O paciente que sofreu um acidente, por exemplo, pode ser encaminhado para o ambulatório após alta médica, sendo que o mesmo chega ao espaço com o devido encaminhamento. Os fluxos dos atendimentos e a especialidade médica que o acompanhará no ambulatório de retorno condizem com as próprias condições clínicas do mesmo”, explicou a enfermeira assistencial Josenice Andrade.

Ampliação já comprovada

Em 2017, o ambulatório de retorno registrou, em média, 1.970 atendimentos mensais. Metade deles realizado na área de ortopedia e 20% após cirurgia de mão. Só no último mês de janeiro foram contabilizados 2.033 atendimentos, mantendo o mesmo percentual médio para essas duas especialidades. “Quando comparo o antigo com o novo espaço do ambulatório de retorno percebo que agora o atendimento está mais rápido e há menor fluxo de pessoas por estar numa área mais reservada. O acesso ao local não me ofereceu dificuldades, por ser próximo ao Huse”, destacou Lucas Costa, 23 anos, natural de Nossa Senhora Aparecida.

Lucas havia sido submetido a uma cirurgia ortopédica de dedo e, assim como a lavradora Lucina de Jesus Santos, 53 anos, aprovou a mudança estrutural. “No intervalo de quatro anos procedi com duas cirurgias e, nesse período, sempre fui muito bem atendido no ambulatório de retorno do Huse. Sabendo que essa medida ainda ampliou leitos no pronto socorro do hospital, continuo me agradando dos serviços aqui oferecidos”, declarou a cidadã, natural do Povoado Boa Vista, no município de Campo do Brito.