Prefeitura garante qualidade dos alimentos durante Rasgadinho

Publicado em 12/02/2018 as 13:55


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária, tem controlado a qualidade dos produtos comercializados durante o Rasgadinho. Todos os dias, diversas equipes de agentes têm visitado as barracas que comercializam alimentos, verificando se tudo está de acordo com as normas exigidas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

Para a fiscal da Vigilância, Mônica Soares, apesar de muitos pontos serem observados pelas equipes da Saúde, poucos erros são encontrados. “A gente vem olhar o acondicionamento dos alimentos, se não tem nada no chão; se são manipulado aqui ou não; se a comida não está exposta de forma indevida, e se todas as barracas têm água para higienização, que é um fator obrigatório. Até agora, encontramos apenas algumas irregularidades no primeiro dia do evento, mas como os comerciantes ainda estavam se instalando, fizemos a devida orientação, e depois disso não temos encontrado mais erros”, afirmou.


Garantia de qualidade


Mas essa organização de quem está vendendo alimentos no Rasgadinho é fruto de um trabalho realizado pela PMA, que aconteceu muito antes do início do evento. “No final do ano passado, todos os comerciantes que estão vendendo esses produtos no festival passaram por um curso de boas práticas de manipulação de alimentos. Esse treinamento foi inclusive pré-requisito para poder trabalhar aqui, e estabelecemos essa regra justamente para garantir que todos estivessem cientes do que é certo ou errado”, complementou Mônica.

Orientações que, segundo a comerciante Lais dos Santos, tem feito toda a diferença. “O curso foi bem interessante, e tudo nos foi explicado de forma bem detalhada. Toda essa experiência tem sido ótima, porque vamos poder aplicar o que aprendemos em nosso dia a dia e em outros eventos futuros. Até os nossos clientes reconhecem a diferença logo de cara, no cuidado que aprendemos a ter com os alimentos. Só temos a agradecer”, comemorou.

A oficina ocorreu em dezembro do ano passado e tem validade de um ano. Após esse período, a SMS promoverá um novo treinamento para renovar os conhecimentos de boas práticas de manipulação, e com isso garantir que quem participa de grandes eventos, possa festejar em Aracaju com mais saúde e segurança.