Saúde promove baile de carnaval para idosos e garante a inclusão social

Publicado em 10/02/2018 as 12:49

A programação oficial da maior festa carnavalesca de Aracaju, o Rasgadinho, começa na noite de hoje, 9, mas desde as primeiras horas da manhã, o clima de Carnaval havia tomado conta da Unidade da Saúde da Família (USF) Augusto Franco. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o grupo de convivência "Conte Conosco", formado por idosos assistidos pela USF, participou do Baile da Melhor Idade, evento que ocorre anualmente, e que tem como objetivo integrar os usuários e promover a inclusão.

A gerente da UFS, Alessandra Melo, explica que esta ação é importante não só no aspecto físico dos idosos, mas também para melhorar a autoestima de cada um deles. “Este evento já é uma tradição, e a intenção é justamente proporcionar aos nossos usuários momentos de entretenimento e alegria, mostrando que a melhor idade gosta de folia e tem irreverência para esbanjar tanta disposição", afirmou.

Para a apoiadora da 1ª Região de Saúde, Jennifer Gomes, esse tipo de atividade é uma forma de promover a qualidade de vida dos usuários. “A gente aproveita as datas festivas para proporcionar esse momento de alegria e descontração, pois entendemos que uma boa saúde está diretamente ligada à qualidade de vida deles. Hoje estamos promovendo saúde de uma forma mais lúdica e dinâmica, graças ao esforço de toda a equipe”, enfatizou.

Ao som das tradicionais marchinhas, os foliões se soltaram na dança, cada um com seu estilo, recheado de muita criatividade, com fantasias, máscaras e adereços de cores e tons variados. O senhor Gilson Rodrigues, de 66 anos, contou que não participava do carnaval quando era novo, mas que aprendeu a brincar com os amigos nos últimos anos, mantendo sempre a tranquilidade.“Eu não bebo, não fumo, nada disso. Beber faz mal, só brinco o Carnaval e com o meu grupo de amigos", comentou Gilson.

Já a aposentada Josefina Santos, de 64 anos, colocou a fantasia e caiu na folia, esbanjando simpatia e jogo de cintura que cativaram os outros foliões. A cada marchinha, ela dava um passinho diferente e um sorriso de dar inveja. “Para mim é muito importante esta comemoração. O carnaval é uma alegria muito grande, para todos nós que estamos nessa idade. Eu, pelo menos, amo dançar”, afirmou.

Alegria que a assistente social da Unidade, Rosana Marques, garante que tem o poder de promover a união. “Esta comemoração é uma festa democrática, e através dela conseguimos unir as pessoas, Foi exatamente isso que nós pudemos observar hoje, a integração dos usuários com os moradores da região, funcionários e pacientes", relatou.