Instituições colaboram com doação de sangue no Hemose

Publicado em 05/12/2017 as 12:06

O mês de novembro foi encerrado com 2.657 atendimentos e 1.926 doações de sangue. Conforme dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde ao longo do mês, a unidade recebeu dezoito campanhas realizadas por empresas e grupos parceiros do serviço que incentivam o ato regular da doação, com o intervalo entre as doações, de três meses para os homens e quatro meses para mulheres.

Dentre as últimas iniciativas solidárias do penúltimo mês do ano, estudantes dos cursos de Agropecuária, Agroindústria e Informática do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus São Cristóvão, e funcionários da Reviver, de Areia Branca, que mobilizaram voluntários para colaborar com o serviço de doação de sangue e o cadastro de medula óssea. No grupo de discentes, Yure Suel Santos Santana, 20 anos, que se tornou doador de sangue regular, após um acidente com o esposo da prima. “Foi um acidente de moto muito grave e ele precisou tomar sangue. Foi nessa época que vim fazer minha primeira doação e sempre que posso estou aqui”, relatou o jovem.

“A empresa trabalha pensando na responsabilidade social e essa ação tem como objetivo salvar vidas e estimular a solidariedade entre os funcionários da Reviver. Já realizamos quatro campanhas e procuramos envolver todo o corpo funcional que trabalha na administração e operacionalização do sistema. Nossa ideia é formar um grupo de funcionários doadores fidelizados para doar a cada quatro meses”, ressaltou o gerente Administrativo da Reviver, Ronival Conceição dos Santos.

Para a secretária Lilian Natany Souza e o colega de trabalho, Elisson Mendonça, a campanha da empresa ofereceu a oportunidade que aguardavam para saber como é realizada a doação de sangue. “Esse é um gesto grandioso, que pretendo continuar realizando”, declararam. A monitora de ressocialização, Marley Franco, contou que é doadora. “Quando entendemos a importância desse serviço passamos a ajudar, porque são muitos pacientes que se beneficiam com esse ato simples”, enfatizou a monitora.

O sangue coletado no Hemocentro de Sergipe atende a demanda regular na rede hospitalar. “Diariamente temos centenas de pacientes precisando de sangue para melhoria do seu quadro de sua saúde. Por isso é necessário que o serviço tenha um número de voluntários regulares que atendam as demandas dessas unidades hospitalares e maternidades”, explicou a gerente de Captação, Rozeli Dantas. “O desafio dos hemocentros brasileiros é o estímulo à doação espontânea e regular”, confirmou.

Responsabilidade social

A gerente lembrou ainda que a população com as condições para doação é responsável pela questão do sangue. “O envolvimento de todos é fundamental, especialmente os profissionais da rede hospitalar. Agora estamos entrando num período de festas de final de ano e de férias, e o número de doações reduz. È importante à participação dos médicos, enfermeiros, dos familiares e amigos de pacientes nesse processo de estimulo a doação de sangue para a manutenção do estoque de todos os hemocomponentes”, destacou a assistente social. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.