Alese faz entrega da Comenda para militantes do Movimento Negro

Publicado em 21/11/2018 as 11:17

Por iniciativa da deputada estadual Ana Lula (PT), a Assembleia Legislativa de Sergipe concedeu no final da manhã dessa terça-feira (20), em comemoração alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Comenda Senador Abdias Nascimento a cinco personalidades do Estado de Sergipe que foram reconhecidas pelo enfrentamento ao racismo e luta pela igualdade social.

Foram homenageados pela luta contra o preconceito racial em Sergipe a pedagoga Ana Ires Santos; o professor Flávio Nascimento; a jornalista Laila Thaíse Batista de Oliveira; a professora e Ialorixá Maria Angélica Oliveira; e a graduada em Letras, Thaty Meneses.

Estavam presentes na solenidade a prefeita de Aracaju em exercício, Eliane Aquino (PT) e o militante histórico do movimento negro de Sergipe, Severo D’acelino, primeiro a receber a Comenda em 2016. A superintendente executiva da SEIDH (Secretaria de Estado da Inclusão Social), Roseli Andrade, representou o governador Belivaldo Chagas (PSD).

Ao justificar a homenagem, a deputada Ana Lula fez uma exposição da biografia de cada um com o discurso de “resistência” e defesa de uma sociedade livre de opressões. “Abdias Nascimento viveu, acompanhou e ajudou a construir quase um século de lutas ao longo da história moderna do Brasil. Enfrentou duas ditaduras, tendo sido preso e exilado, participou de momentos de construção e reconstrução da nossa democracia, sempre defendendo a justiça, os direitos humanos e a igualdade racial”.

Em seguida, Ana Lula enfatizou que sua luta se confunde com a história do movimento negro no Brasil. Segundo ela, o artista engajado e militante social Abdias defendeu a verdadeira libertação de negras no País. “Foi com este sonho que ele se tornou o primeiro parlamentar afro-brasileiro a lutar por políticas públicas que efetivamente incluíssem negros na sociedade com igualdade”.

Sobre os homenageados

Ana Lula enfatizou que os cinco homenageados têm a arte a comunicação, a militância política, a educação e o exercício religioso como matérias-primas para produzir a transformação social e como instrumento de recuperação e valorização da nossa herança cultural africana. “Arte e comunicação são fundamentais no processo de rompimento dos paradigmas do preconceito racial, que para além de estrutural, está presente no cotidiano das relações sociais e se reflete nos costumes e na cultura”.

“A arte é refugio, é resistência, é comunicação e é educação. Por isso a contribuição e a ‘resistência-verbo’ de vocês é tão importante, sobretudo em momentos como este, em que tentam imprimir o medo naqueles que desafiam as estruturas sociais e raciais. Por isso, vocês e seus pares são fundamentais para a sobrevivência da nossa resistência, da caminhada que negros e negras estão construindo com coragem e luta, na busca da verdadeira abolição. Por isso, a Assembleia Legislativa de Sergipe entrega a vocês a Comenda Senador Abdias Nascimento”, completou a deputada.

Ana Ires de Oliveira

Bastante emocionada, a pedagoga Ana Ires Santos agradeceu o prêmio e enfatizou que seu propósito sempre foi o combate ao racismo e a busca pelo fortalecimento das igualdades. “Quero agradecer à deputada pela homenagem, pelo olhar sensível com o movimento negro, e quero compartilhar esse prêmio como todos! Ele não é só meu. A gente vê alguns avanços, mas percebe que o racismo ainda existe. Que este legado de luta continue vivo nesta Casa. Tenho orgulho de ser mulher negra, sou única e quero ser respeitada todas as horas, em todos os momentos”.

Flávio Nascimento

O professor Flávio Nascimento falou das sensações que estava vivendo com a homenagem e disse que “que a cada amanhecer surja não apenas um novo dia, uma nova vida, mas uma nova esperança que vem movendo o povo negro, que realiza e produz para o nosso País. Nosso povo tem criado novos conhecimentos para legitimar nossa luta por uma cidadania mais efetiva. Vamos aproveitar este evento para fortalecer nosso compromisso com outro modelo de sociedade, livre de opressões”.



Laila Thaíse Batista

A jornalista e militante do movimento Negro, Laila Thaíse Batista, agradeceu os quatro anos de aprendizado que teve ao lado da deputada Ana Lula, enfatizou sua gratidão e o orgulho que tem pela família que possui e pela família que conquistou. “Esse reconhecimento aqui só nos engrandece na luta contra o racismo. Abdias foi um grande lutador e já falava do genocídio do negro. Não é fácil e como mulher negra eu entendo que o racismo deve ser enfrentado por todos nós, em especial pelos brancos, pela dívida histórica”.

Maria Angélica Oliveira

A Ialorixá Maria Angélica Oliveira saudou todos os líderes e representantes do movimento negro que estavam presentes na solenidade, com ênfase para Severo D’acelino. “Eu sou muito grata a nossa religião. Estou realizada com a implantação do Conselho, que a gente tanto lutou e já não era tempo e hora. Não importa se estou dentro ou fora. Quero viver mais um pouco, e mesmo caladinha no meu canto, estarei trabalhando pelo movimento negro. Eu não tenho palavras para agradecer a deputada Ana Lula que nunca fechou as portas para os 36 anos da lavagem da Conceição”.



Thaty Meneses

Graduada em Letras, a militante Thaty Meneses fez uma saudação a todos da sua família, que estão somados ao movimento negro e destacou alguns líderes presentes. Ela falou muito em autoestima e disse que ainda não possui aquilo que esperava ainda. “Em alguns momentos o racismo ainda consegue nos abalar. Muita gente que tá aqui abriu o caminho para eu conhecer vários filósofos. O nosso movimento deve continuar forte”, destacou.