Aracaju é escolhida para integrar websérie do Ministério da Saúde

Publicado em 27/05/2018 as 09:13

Aracaju foi escolhida pelo Ministério da Saúde (MS) para fazer parte da websérie Viva Mais SUS sobre o tema ‘Pré-natal do Parceiro'. A produção retrata um dos eixos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que é a paternidade e o cuidado com o acompanhamento dos parceiros na gestação da mulher. A gravação com usuários e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foram concluídas nesta sexta-feira, 25, na Unidade Básica de Saúde Hugo Gurgel, bairro Coroa do Meio.

O enfermeiro Fabrício Almeida dos Santos foi escolhido para ser um dos personagens da produção, por ter participado da implementação da Política de Saúde do Homem em Aracaju. "Desde 2009, o MS instituiu esta política, e um dos pilares é a paternidade e o cuidado, onde fala que as equipes de Saúde da Família devem estimular a gestante a permitir que o parceiro participe do pré-natal. Neste âmbito, a proposta é proporcionar também o acolhimento deste homem pelos profissionais de saúde. Sempre falo que basta ter iniciativa. Não é nenhuma tecnologia nova, apenas colocar uma cadeira a mais no consultório como sinal de acolhimento pode fazer toda diferença no processo de gravidez", salientou.

O enfermeiro explicou que quando os companheiros das gestantes vão até a unidade de saúde, a equipe aproveita para oferecer outros serviços. "Como o teste rápido e exames complementares, também vemos a questão da odontologia e da vacina, pois muitos deles nunca foram ao dentista, e outros só se vacinaram na infância. Então é uma oportunidade de vincular este homem novamente ao cuidado de saúde e de promover o apoio dele em relação à família", acrescentou.

Equipe escolhida

O produtor da websérie Viva Mais SUS, Marcelo Boró, soube da atuação das equipes da USF Hugo Gurgel, e explicou como foi feito o processo. "O MS escolheu cinco equipes no país, e devido ao trabalho desenvolvido pela equipe que o enfermeiro Fabrício integra, solicitamos a colaboração dos profissionais para captar casais que pudessem nos prestar depoimentos sobre este tipo de assistência em Aracaju. O objetivo da nossa websérie é mostrar fatos reais dos atendimentos que funcionam no SUS. Já temos 26 episódios gravados e estamos na segunda temporada. Os nossos episódios têm temas como microcefalia, doação de sangue e de órgãos, tuberculose, hanseníase, HPV, HIV, enfim, vários temas relevantes", informou Marcelo.

Trabalho em ascensão

De acordo com a coordenadora da Saúde do Homem, Kamila Fialho, que também participou da websérie, no SUS de Aracaju existe um trabalho muito promissor nesta área. "Várias unidades já implantaram este atendimento, mas nós estamos tentando colocar em um protocolo a paternidade responsável e o pré-natal do parceiro. A SMS está priorizando este tema, principalmente entendendo a importância que se tem nessa vinculação afetiva para o desenvolvimento da criança, tanto no pré-natal quanto no puerpério [até 45 dias após o parto], bem como no cuidado geral com a saúde masculina", reforçou.

Kamila acrescentou que a saúde da capital tem várias unidades onde são desenvolvidos trabalhos específicos com a população masculina, a exemplo das USF's Carlos Hardman (Soledade); João Bezerra (Mosqueiro); Manoel de Souza (Sol Nascente). "Estamos disseminando o trabalho voltado ao homem, pensando na acessibilidade, na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e colocando na responsabilidade dele o cuidado da prevenção", completou.